Adotar faz toda diferença: conheça a história da Lia Tiriça | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 22/11/2018 Histórias

Adotar faz toda diferença: conheça a história da Lia Tiriça

A gatinha foi adotada com dois meses e ama brincar com bolinhas de papel
Adotar faz toda diferença: conheça a história da Lia Tiriça

Lia Tiriça é uma gata saudável de 01 ano e com uma pança peluda de 5 kg. Sua pelagem amarela, predominante em gatos machos, chama a atenção pelos longos pelos. Adotar faz toda diferença e a Lia prova isso com sua história. Ela foi encontrada com aproximadamente 2 meses, pesando apenas 500 gramas e, apesar do seu ronronar feliz para os seus humanos, a gatinha enfrentava uma doença chamada rinotraqueíte viral felina.
 
A doença é uma infecção respiratória causada pelo herpesvírus felino tipo 1. A rinotraqueíte é contagiosa entre os gatos e pode causar perda de apetite, espirros, febre, inflamação nos olhos, corrimentos oculares e nasais. Como os sintomas indicam, a doença pode ser comparada com uma gripe humana. 
 

Adotar faz toda diferença 

Lia nasceu no inverno de 2017 em Jaguapitã - cidade da região metropolitana de Londrina - estava desnutrida, com fungos pelo corpo e disputava com outros gatos adultos um pouco de comida. Segundo os vizinhos, Lia fazia parte de uma ninhada de filhotes que acabaram morrendo naquele mesmo inverno. Um casal de Londrina foi visitar familiares e logo que viram a gatinha toda suja disseram: um leãozinho. No final daquele mesmo dia, Lia foi adotada
 
O casal já tinha uma gata tricolor de 02 anos. Como a Lia estava muito doente e também pelo cuidado com o processo de adaptação de um segundo gato, o filhote recém chegado ficou em um quarto separado. Começou a comer como se toda a ração fosse acabar rapidamente, aprendeu a usar a caixinha de areia e era muito brincalhona. Logo começou o tratamento contra a rinotraqueíte, pulgas, fungos e corrimentos. Depois de 15 dias Lia já aparentava ser outra gata e com um mês a surpresa: uma gata grande e com pelos longos.

 

Antes e depois da Lia Tiriça

 

O nome da Lia é inspirado no da sua irmã tricolor - Mia. A curiosidade fica por conta do seu segundo nome: Tiriça. O casal de jornalistas que adotou a Lia tinham combinado há um tempo que quando encontrassem um gato todo amarelo iriam adotá-lo e chamá-lo de Tiriça, pela divertida variação linguística popular do termo icterícia.
 

Tudo é brincadeira

Tiriçinha, como é carinhosamente chamada, é uma gata saudável que adora brincar com bolinha de papel, deitar no colo do seu dono (só quando ela quer), conversar de manhã e de ronronar sempre recebe um carinho. A convivência com a gata mais velha da casa se transformou em irmandade: adoram dormir juntas e brincar de correr, mas a Tiriça, como todo gato filhotão, atenta ao máximo sua irmã até causar uma briga, porém é rapidamente perdoada ao se redimir com lambeijos. 
 
Gostou de conhecer a história da Lia Tiriça? Mande a história do seu pet também! É só comentar aqui ou entrar em contato pelo Facebook ou Instagram.