Qual é a expectativa de vida dos gatos? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 09/11/2018 Saúde

Quais ações podem prolongar a expectativa de vida dos gatos?

Apenas com alguns cuidados, você pode ajudar o seu felino a viver mais e melhor!
Quais ações podem prolongar a expectativa de vida dos gatos?

Uma das coisas que não sai da cabeça dos gateiros e gateiras de plantão é a dúvida sobre a expectativa de vida dos gatos. Afinal, sabemos que infelizmente, essa história de 7 vidas não passa de uma lenda, provavelmente provinda da agilidade e facilidade que os felinos têm para escaparem de situações de risco, ou - indo mais longe - da associação feita na Idade Média, quando acreditava-se que bruxas podiam voltar à vida no corpo de seus gatos.  

De toda forma, é preciso que os tutores tenham ciência sobre a real expectativa de vida dos gatos e principalmente, qual fase seu bichano está vivendo, para poder providenciar a melhor alimentação conforme as necessidades de seu organismo, e claro, uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos. 

Isso porque, assim como os seres humanos, os animais possuem as fases de crescimento: infância, juventude, fase adulta e velhice, e cada uma delas demanda cuidados específicos que vão desde alimentação, higiene e saúde, até fatores emocionais e de comportamento. 

Sendo assim, conhecer e aplicar alguns recursos no dia a dia, pode contribuir para aumentar a expectativa de vida dos gatos. Basta conhecer bem o perfil do seu animal e seguir algumas dicas de “boas práticas” com seu bichinho. Quer saber mais? Confira!

Como prolongar a expectativa de vida dos gatos

Primeira coisa que você deve ter em mente é sobre a alimentação do seu felino. Existem diversas marcas para diferentes situações, como por exemplo, rações para filhotes, adultos e idosos, rações molhadas e secas, além de rações específicas para trato urinário e outras doenças. 

Caso seu gato tenha atingido 7 anos ou mais, já é considerado um felino idoso, por isso, o metabolismo fica um pouco lento. Para esse momento, é importante que a alimentação contenha poucas gorduras; proteínas de alta qualidade e baixa concentração de fósforo; carboidratos, como fonte de energia; minerais, para as articulações e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico no geral.

Considerando que seus dentinhos também vão ficando mais fracos à partir desta fase, é importante balancear a alimentação com rações molhadas e mais fáceis de serem ingeridas, como por exemplo umedecer a ração seca com água morna ou líquidos de sachês específicos para gatos. Desta forma, você libera mais aroma e instiga o apetite deles.

Além disso, oferecer uma alimentação molhada ao seu gato, ajuda a manter o organismo dele hidratado, diminuindo as chances de problemas nos rins- muito comum nos gatos desta idade, por terem uma certa resistência em beber água. Para resolver este problema, você também pode optar pelas fontes de água, tipo bebedouros, oferecendo uma água sempre fresca e em movimento, o que chama a atenção dos felinos e os estimula a bebê-la.

Importante lembrar que além da alimentação, os cuidados psicológicos e emocionais também ajudam a prolongar a expectativa de vida dos gatos. Por isso, procure sempre brincar com seu felino, e passe o maior tempo possível em sua companhia. Faça carinho e distribua brinquedinhos pela casa. Quando fizerem alguma arte, lembre-se: são animais inquietos e têm a caça como um instinto- por isso -não grite e nem puna os gatos por simplesmente serem o que são! Se derrubarem algo da estante, ou da prateleira, não grite com eles… isso pode deixar traumas irreversíveis.

Outro fator relacionado a expectativa de vida dos gatos são os cuidados com vermifugação e vacinação. Converse com seu veterinário e explique como é a rotina de seu felino, pois há situações específicas que devem ser consideradas, como por exemplo, se o pet convive com outros animais ou ainda se, mesmo que esporadicamente, viva situações de rua. 

Claro que se o gato for muito livre e frequentar as ruas diariamente, a tendência de pegar doenças e parasitas de outros gatos é maior, além disso, existem os riscos de atropelamento e maus-tratos por terceiros, por isso, o melhor é garantir a segurança de seu bichinho investindo em algumas telas de proteção nos portões e janelas, até que se acostume a ficar mais dentro de casa. Para auxiliar neste processo de “domesticação”, a castração costuma ser um método muito eficaz. 
 

Média de expectativa de vida dos gatos


Os fatores genéticos e externos contam muito na hora de definir esta informação. Gatos domesticados, por exemplo, costumam atingir com facilidade a média de 20 anos. Já os gatos sem raça definida tendem a ser mais resistentes e viver por mais tempo. Algumas raças, como os persas - que passam por diversos cruzamentos consanguíneos - chegam, normalmente, aos 13 anos. 
Caso você seja um tutor de gato iniciante, ou caso queira mais dicas sobre como cuidar de um felino, acesse este artigo