Quais os benefícios das fontes de água para os gatos? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 09/10/2018 Dicas

Quais os benefícios das fontes de água para os gatos?

É natural do instinto felino procurar por água corrente para beber e se refrescar
Quais os benefícios das fontes de água para os gatos?

 
Tutores de felinos, será que está na hora de investir em fontes de água para os gatos?
Toda vez que você vai ao banheiro ou à lavanderia de sua casa, seu gatinho vai atrás, miando, subindo na pia ou no tanque? Ou ainda fica miando até que você abra a torneira para ele? Caso isso aconteça com você, saiba que não adianta ficar bravo (a), pois este é apenas mais um dos hábitos felinos em busca de água corrente e fresquinha. Além disso, se seu felino tem este costume, que bom! Pois é sinônimo de que não terá problemas renais ou urinários tão cedo.
 
Isso porque a água corrente, ao contrário daquela água que fica parada no bebedouro, é mais convidativa e acaba estimulando os bichanos a se hidratarem mais, auxiliando também para um melhor equilíbrio da temperatura corporal, no bom funcionamento dos órgãos e ainda contribui para a redução de doenças, como a síndrome urológica felina.
 
Embora saibamos que deixar um fio de água à disposição de nossos felinos faça um bem danado pra eles, devemos ter bom senso e consciência ambiental e evitar o desperdício de água. 
Então, como resolver essa questão, por exemplo, nos períodos em que não estamos em casa? Pois se estamos em casa, podemos facilmente fechar a torneira após o gatinho se esbaldar. Mas, e quando não estamos, como fazer? 
 
Uma alternativa bastante sustentável e prática para os tutores, são as fontes de água para os gatos. Através delas, a água em circulação corrente fica sempre limpa e fresquinha, o que atrai os gatinhos. Muitos inclusive chegam a brincar com a água, tentando pegá-la enquanto cai, tornando o momento de matar a sede, uma brincadeira fofa, típica dos felinos.
 

Benefícios das fontes de água para os gatos

 
Dentre os principais benefícios das fontes de água para os gatos, estão a filtragem e oxigenação contínua e o fluxo de água corrente 24h por dia, sem desperdícios. Também serve de estímulo para o gato ingerir mais água e manter-se hidratado, contribuindo para a redução de problemas no trato urinário. Outra vantagem é que mesmo permanecendo ligada na tomada o tempo todo, as fontes demandam baixo gasto de energia elétrica. Nos casos de mais de um gato na casa, não corre o risco de acabar a água e os bichanos passarem sede, como frequentemente ocorre com os potinhos, uma vez que devem ser repostos ao menos uma vez por dia. 
 

Onde encontrar fontes de água para os gatos?

 
Para adquirir uma fonte de água para os gatos, você pode consultar a internet e pesquisar as melhores marcas e valores, ou então, pesquisar nos pet shops de sua cidade, pois com certeza vai encontrar muitas opções! 
Outra alternativa é construir você mesmo a sua própria fonte! 
Com um recipiente de 10 cm de profundidade, uma bombinha de aquário e uma mangueirinha, você já consegue improvisar uma bem legal! 
Em nossa pesquisa, encontramos um blog ensinando o passo- a-passo para fazer uma fonte simples, porém, eficaz e bem bonitinha. Para aprender e fazer a sua acesse o Blog "No País da Alice".