Conheça os principais mitos e verdades sobre os gatos | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 28/08/2018 Dicas

Conheça os principais mitos e verdades sobre os gatos

Conosco há milhares de anos, os felinos possuem mistério em sua essência
Conheça os principais mitos e verdades sobre os gatos

Existem muitos mitos e verdades sobre os gatos. Conosco há milhares de anos, os felinos possuem mistério em sua essência, por isso, neste artigo, você poderá tirar suas dúvidas.

Um dos grandes mitos que cercam a vida dos gatos é de que são animais egoístas e traiçoeiros, individualistas e “independentes demais”. Na parte da independência, tudo bem, é verdade, mas de resto, estes conceitos estão completamente errados. Quem é tutor de gato sabe o quanto eles são companheiros e sabem demonstrar carinho, muitas vezes, tão bem ou até melhor do que os cães.
 
Eles se expressam à maneira deles, discretamente. Não é saltando em cima de você, como os cachorros, tampouco miando sem parar quando finalmente chegamos em casa. Isso porque os gatos são silenciosos e demonstram afeto através de uma simples encostada de cauda em suas canelas ou com aquele bom e velho ronronar amassando a sua pele, o cobertor da cama ou a almofada do sofá. Detalhes que só presenciam quem é tutor de gato, ou quem convive com um felino diariamente. 
 
Mas enfim, dentre tantos mitos sobre a personalidade dos gatos, como saber o que é verdade e o que não é? 
Para entender melhor o universo dos felinos, trouxemos aqui alguns dos principais mitos e verdades sobre eles. Quem sabe você não se interesse em comprovar todas estas teorias na prática, adotando um gatinho bem “fofelíneo”! Vamos lá? 
 

Mitos e verdades sobre os gatos

Mitos
  • Gato preto dá azar 
Uma grande blasfêmia! Isso acontece porque culturalmente os gatos pretos são místicos e associados às bruxas ou à demônios. Por isso que existe a ideia de maldição ao cruzar com gato preto nas sextas-feiras 13. Por serem animais de hábitos noturnos, causavam medo e mistério na Idade Média. Superstição pura, assim como passar de baixo da escada.
 
 
  • Gato tem 7 vidas 
Como seria bom se esse mito fosse verdade, mas infelizmente não é. A expectativa de vida dos felinos é de 15 anos e a menos que ocorra uma fatalidade, ele viverá plenamente, porém, uma vida só!
 
 
  • Gatos não gostam de água
Sempre vimos nos desenhos animados e em conversas com donos de pet shop o quanto gatos detestam tomar banho. Mas na verdade, se a água estiver morna e se o gato estiver a vontade e num ambiente tranquilo, o banho pode sim ser muito agradável para eles. Inclusive, gatos das raças Maine Coon e Angorá Turco são mais adeptos à água, em comparação com outras raças. 
 
 
  • Gatos não obedecem 
Também não é bem assim… Assim como os cães, os gatos podem ser adestrados com base em técnicas e uma boa ajuda profissional. 
 
 
 
Verdades
 
 
  • Gatos castrados engordam
Por terem a tendência de “sossegar” ou “aquietar” após um processo de castração, os gatos acabam passando mais tempo em casa, e, consequentemente, pedindo comida e chamando sua atenção quando você faz suas refeições, obrigando-o a dar aquela porção “extra” de ração (ou em alguns casos, até um pouco de sua própria comida humana). O comportamento dos gatos muda após a castração porque ocorre alterações em seu metabolismo, deixando-o mais preguiçoso. Por isso, uma dica é evitar os exageros para que seu gatinho não atinja a obesidade. 
 
 
  • Gatos brancos são surdos
Não podemos generalizar, mas existem estudos que afirmam que os gatos completamente brancos não possuem a endolinfa, um fluido expelido pela célula responsável pela percepção das ondas sonoras, e por isso, dias após o seu nascimento perdem parte da audição. 
 
 
  • Movimentos no rabo traduzem o humor do gato
Você pode reparar que quando seu gato está sentado observando algo, com o rabo pra lá e pra cá, é porque está concentrado. De forma geral, os movimentos suaves e pausados indicam calma, bem-estar e vontade de brincar, e os movimentos rápidos e bruscos indicam medo ou descontentamento.
 
 
 
Agora que você conhece os mitos e verdades sobre os gatos, que tal tirar suas próprias conclusões sobre o mito de serem animais indiferentes aos seres humanos? Afinal, a presença de um felino em seu lar com certeza trará mais alegria e fofura para os seus dias! Para saber mais sobre os gatos, não deixe de conferir outros artigos do Cuidados com seu Pet, como este aqui!